Samba do Sacramento celebra dois anos com edição especial do Mês da Consciência Negra no Centro Cultural Banco do Brasil

Com produção da Mango, Marcos Sacramento recebe André Gabeh, Juliane Gamboa e Margarete Mendes e comemora mais um ano de sua incensada roda de samba

No dia 22 de novembro, o Samba do Sacramento comemora dois anos de sucesso com uma edição gratuita e especial na Praça da Pira em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). Com produção da Mango, o evento conta com apoio do CCBB e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Berço de Bambas.

Comandado por Marcos Sacramento, um dos mais reverenciados intérpretes da música brasileira, o projeto reúne um time de grandes músicos e recebe como convidados André Gabeh, Juliane Gamboa e Margarete Mendes, em celebração ao Mês da Consciência Negra. O repertório trará clássicos que abordam a identidade e a ancestralidade afro-brasileira, como “Canto das Três Raças” e “Identidade”.

Gabeh é cantor, escritor e ilustrador conhecido por seu trabalho ligado à cultura negra; Juliane Gamboa, indicada ao Grammy Latino, representa a nova geração da música brasileira; e Margarete Mendes, a “Rainha da Lapa”, é uma das vozes mais emblemáticas das rodas cariocas e intérprete oficial feminina do Cacique de Ramos.

A festa segue até mais tarde com os DJs Juntos Com Certeza e Mango DJ Set.

“Nosso samba nasceu na Rua do Mercado e, em pouco tempo, se tornou muito querido pelo público, isso me alegra muito! Já passamos por festivais importantes como Rock The Mountain e CarnaMango e circulamos por outros estados e países. A praça do CCBB tem muito a ver com nosso samba, nosso evento acontecerá entre a imponência e tradição da Igreja da Candelária e a modernidade e leveza da Pira Olímpica, a união de modernidade e tradição é um dos mais fortes pilares do nosso samba”, afirma Marcos Sacramento.

Com 21 discos lançados e 40 anos de carreira, Sacramento é considerado um dos maiores intérpretes do país. Seu álbum mais recente, “Arco” (Biscoito Fino, 2024), foi eleito um dos dez melhores do ano pelo jornalista Mauro Ferreira.

Sobre o CCBB Rio   

 Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

SERVIÇO

Samba do Sacramento – edição comemorativa de 2 anos
Part. especial: André Gabeh, Juliane Gamboa e Margarete Mendes
📅 22 de novembro de 2025 – Sábado
📍 Centro Cultural Banco do Brasil – Área Externa/Praça da Pira Olímpica R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

 ⏰ Das 17h às 3h
🎟️ Evento gratuito – Retire seu ingresso na bilheteria física e no site     bb.com.br/cultura

Classificação indicativa: livre

Centro Cultural Banco do Brasil  

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)  

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br   

Mais informações em https://bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:

x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura 

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

More From Author

Rachel Reis lança EP “No Seu Radinho”, com participações de Carlinhos Brown, Jau, Afrocidade e ÀTTOOXXÁ

Cat Power celebra os 20 anos de The Greatest com o EP Redux